Por que autistas podem precisar usar assento ou fila preferencial?

01-Evitar passar do limite
Muitas vezes o autista já lidou com outras situações/demandas antes de chegar neste local e usar a fila preferencial pode ser a diferença entre conseguir voltar pra casa sem crise ou passar mal em público.

Outras vezes, usar a fila preferencial permite que o autista não se desgaste logo no começo e se poupe para atender demandas em outros lugares. Um exemplo disso é também não pegar as filas normais em shows e parques de diversões. O tempo gasto em situações desgastantes faz com que muitas vezes nem seja possível o autista curtir o evento/parque depois.

02-Ambiente caótico
Mercados e lojas podem ser pesadelos sensoriais com luzes, barulhos e pessoas demais. Usar a fila ajuda a não ter que largar os itens e sair correndo sem comprar nada.

O transporte público em horário de pico pode ser um extremo sensorial: barulho, calor, ser tocado por todos os lados com gente se apertando. O balanço também pode causar tonturas e enjoos.

03-Poder se concentrar
Estar na fila preferencial em geral significa um atendimento mais rápido. Poder focar só no motivo de estar ali ajuda também.
Estar sentado permite usar melhor mapas e olhar pra onde está indo sem cair.

04-Nem todo mundo é só autista
Tem autista que tem mobilidade reduzida, síndrome do pânico, hipotonia muscular, ostomias, próteses e muitos outros motivos além do autismo pra precisar usar a fila ou assento.

05-Autistas não são iguais
Nada disso é visível, então não assuma o que o autista (adulto ou criança) parece bem o suficiente pra não precisar da fila/assento. Você não sabe o que ele consegue lidar naquele dia.

Habilidades são construídas aos poucos, com terapia e exposição gradual às demandas. Se você ou seu filho consegue mais tempo, ótimo, mas você não é todo mundo :)

06-Presunção de capacidade e leis
A lei considera autismo como deficiência e todas pessoas com deficiência tem direito à fila e assento preferencial.

Presuma que o autista sabe melhor que você quando ele precisa fazer uso desse direito.